Teletrabalho

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Início a 06/06/2022 | Pós Laboral | 25 horas

Destinatários: Empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego e os desempregados que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho, entendendo‐se como tal, os desempregados não DLD (Desempregado de Longa Duração) e com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
Observações: Ação de Formação Financiada pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego
Regalias: Subsídio de Alimentação 4,77€/dia

Conteúdos

  • Teletrabalho
  • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
  • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
  • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
  • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
  • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
  • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    Gestão da confiança
  • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
  • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
  • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
  • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
  • Gestão da distância
  • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
  • Reorganização dos locais e horários de trabalho
  • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
  • Motivação e feedback
  • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
  • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
  • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
  • Controlo e proteção de dados pessoais
  • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
  • Assistência técnica remota
  • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
  • Formação e desenvolvimento de novas competências
  • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
  • Organização do trabalho
  • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
  • Espaço de e para o teletrabalho
  • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
  • Pausas programadas
  • Riscos profissionais e psicossociais
  • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
  • Avaliação e controlo de riscos
  • Acidentes de trabalho
  • Gestão do isolamento

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